Mama Tuberosa: alteração no desenvolvimento da mama

A Mama Tuberosa é uma alteração no desenvolvimento da mama, que faz com que a mama fique menor em sua base, e com uma aréola mais alargada. A correção pode ser feita por colocação de implante mamário, protese de mama, e estar associada ou não a enxerto de gordura. Assista ao vídeo e veja mais detalhes com o Dr. Fernando Amato (CRM 133826).

–transcrição–

Olá! Hoje vamos falar sobre uma alteração no formato das mamas chamada mama tuberosa. O que é a mama tuberosa? A mama tuberosa é uma alteração congênita da mama, relacionada a um histórico familiar, uma predisposição genética.
Essa alteração no desenvolvimento faz com que a mama fique com uma base menor e uma aureola um pouco mais alargada, tendo a impressão de que a mama inteira está sendo herniada por essa aureola.
Além disso, está muito associada a mamas pequenas, uma hipoplasia mamária.
O tratamento vai variar de acordo com o formato e volume dessa mama. Então pode ser feito enxerto de gordura, colocação de prótese, mas o mais comum é associar um preenchimento de gordura com a colocação de prótese de mama, ou seja, o implante mamário.
Além disso, como a aureola está alargada, é possível fazer a redução do tamanho da aureola e todo o acesso para colocar a prótese ser feito por essa aureola, ou seja, tendo uma cicatriz resultante na aureola, ou seja, periaureolar.
Quer saber sobre outras doenças e alterações da mama? Acompanhe nossos vídeos no YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *