Vertebroplastia e Cifoplastia

O Dr. Marcelo Amato (CRM 116579) fala sobre a vertebroplastia e a ciclopastia. Ambas são tratamentos para fraturas vertebrais. Existem alguns tipos de fratura da vértebra que causam o seu achatamento.

Em geral as fraturas causadas por osteoporose ou por alguns tumores dentro das vertebras. Quando algum paciente idoso cai no chão, ele pode ter uma fratura por achatamento.

O tratamento clínico dessas fraturas envolve o uso de um colete rígido por pelo menos três meses e uso de medicamentos para dor. Mesmo assim, algumas vezes a vértebra continua sofrendo. Neste caso o paciente vai precisar de um tratamento cirúrgico

Veja o vídeo e entenda mais.

***transcricao****

Olá, eu sou o dr. Marcelo Amato. Nós vamos falar agora sobre a vertebroplastia e a cifoplastia.

Ambos são tratamentos para as fraturas vertebrais. Alguns tipos de fratura da vértebra causam o seu achatamento. Em geral, as fraturas causadas por osteoporose ou por alguns tumores dentro das vértebras. Pacientes idosos, por exemplo, com osteoporose podem ter uma fratura por achatamento, às vezes caem no chão ou sentam de uma forma mais forte, assim numa cadeira, se a pessoa tem a vértebra mais fraca, pode ter uma fratura por achatamento.

O tratamento clínico dessas fraturas envolve o uso de um colete rígido por pelo menos 3 meses e o uso de medicamentos para a dor. Algumas vezes, apesar do tratamento clínico bem instituído, a vértebra continua sofrendo achatamento e esses pacientes em geral vão precisar de um tratamento cirúrgico. Ou então o paciente não se adapta ao colete, ou então ele não tolera as medicações, às vezes por ter outras doenças, não poder usar a medicação, ou mesmo porque o efeito colateral acaba se tornando muito indesejado ou insuportável. Nesses casos, a vertebroplastia ou a cifoplastia estão bem indicados. É um procedimento que é realizado com sedação e anestesia local, num ambiente de hospital-dia e através de uma agulha rígida, inserida dentro do corpo vertebral é injetado um cimento, que vai tentar restaurar a altura do corpo da vértebra e torná-la mais rígida. Muitas vezes a altura do corpo vertebral não é restaurada, mas só de tornar a vértebra mais rígida e impedir o seu constante achatamento, digamos assim, o paciente já tem uma melhora dos sintomas e evita a progressão do problema.

A diferença entre esses dois procedimentos é que na vertebroplastia é inserida a agulha e injetado o cimento e na cifoplastia antes de se injetar o cimento insufla-se um balão dentro do corpo da vértebra, é um balão bem rígido e que tenta restaurar a altura do corpo vertebral e, além disso, cria um espaço para se injetar o cimento. Dessa forma, ele é um pouco mais seguro, pois evita que esse cimento extravase para alguma região indesejada da coluna.

Era isso o que eu tinha para falar sobre fraturas vertebrais por achatamento. Para acessar este e outros assuntos, visite o nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *