Mamoplastia de Aumento: A cirurgia de aumento das mamas com implante de silicone

Também conhecida como mamoplastia de aumento, a cirurgia de aumento de mama utiliza implantes de silicone para dar volume às mamas. Para tirar suas dúvidas sobre o procedimento, assista ao vídeo e veja mais detalhes com o Dr. Fernando Amato (CRM 133826).

–transcricao—
Olá. Hoje eu vou falar sobre algumas dúvidas que as pacientes têm sobre a mamoplastia de aumento, que é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo.

ONDE FICA A CICATRIZ?
As cicatrizes podem ficar na axila, no sulco da mama, que é o mais frequente, e periaureolar, que é em volta da auréola.

O IMPLANTE FICA NA FRENTE OU ATRÁS DO MÚSCULO?
Essa pergunta depende muito da experiência do cirurgião e da técnica que ele está mais habituado a realizar. Cada técnica possui sua vantagem e desvantagem. No caso de colocar atrás do músculo, uma das justificativas é para pacientes muito magras e quase sem tecido, porque vai evitar que deixe a pele mais marcada pela prótese. Além disso, é também muito utilizado para pacientes que foram submetidas à mastectomia e não possuem mais glândula e têm só gordura e pele. Então, nesses casos já se utiliza a prótese atrás do músculo. Quando colocamos na frente do músculo o pós-operatório, ele é muito mais tranquilo e menos doloroso.

A PRÓTESE É SEMPRE DE SILICONE?
Nos Estados Unidos existem muitas próteses preenchidas com solução salina. No Brasil, é muito mais frequente a prótese totalmente de silicone. Mas existem também próteses revestidas com um material chamado de poliuretano. A textura da prótese refere-se ao relevo dela, que pode ser micro ou macro texturizada. Antigamente elas eram todas lisas e tinha um índice maior de contratura capsular. A textura vai interferir na aderência da prótese nos tecidos. Então, essas próteses texturizadas se aderem melhor ao tecido, evitando que elas rodem no interior da paciente. Além disso, elas diminuem a contratura capsular.

QUAIS FORMATOS EXISTEM?
As próteses podem ser redondas, ou podem ser anatômicas. O que vai interferir, principalmente, no polo superior da mama. Aqui nesse vídeo podemos ver uma simulação de uma prótese anatômica. E verificamos que é muito mais suave a transição no polo superior da mama, muito mais natural. Apesar de que muitas pacientes preferem colocar a prótese redonda para deixar o colo muito mais preenchido.

PODE CAUSAR ESTRIA?
Pode causar estria dependendo do volume que coloca. Então pacientes que colocam volumes muito exagerados têm mais chances de desenvolver estrias do que pacientes que coloquem próteses de volume menor.

COMO FICA A SENSIBILIDADE DO MAMILO?
A cirurgia de colocação de implante mamário, a mamoplastia de aumento, normalmente não interfere na sensibilidade do mamilo. Mas, pacientes que colocam grandes volumes podem diminuir e até mesmo perder essa sensibilidade. Assim como pacientes que optem pelo acesso periaureolar que também tem mais chance de interferir nessa sensibilidade.

INTERFERE NA AMAMENTAÇÃO?
A colocação do implanta mamário, quando não tem ressecção de pele, não tem ressecção de glândula, não tem reposicionamento do complexo areolomamilar, não interfere na amamentação.

PODE CAUSAR CÂNCER?
A colocação de implante mamário não causa câncer de mama e não impede a realização da mamografia anual. Gostou do vídeo? Compartilhe com alguém que pense em fazer essa cirurgia no futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *