Eu tenho um cisto na cabeça. Isto é perigoso? Pode estourar?

Eu tenho um cisto na cabeça. Isto é perigoso? Pode estourar?

O cisto de aracnoide, ou cisto aracnoide, é uma coleção de líquido cefalorraquiano (líquido que está presente dentro do nosso cérebro), que, por algum defeito na formação ou após o nascimento, ficou septado, represado entre as membranas que revestem o cérebro. Os locais mais frequentes de cistos aracnóides são nas regiões temporais e occipital, próximos ao cerebelo.
Normalmente, os cistos aracnoides não ocasionam sintoma algum, a não ser que sejam muito grandes ou progressivos e, comprimam estruturas do cérebro. Em crianças menores que 2 anos, devem-se acompanhar os cistos com exames radiológicos (ultrassonografia transfontanelar, tomografia ou ressonância. Nesta idade, o risco de progressão do cisto aracnoideo é maior. Em situações raras, o cisto pode sofrer uma ruptura, por causa de traumatismo craniano no local.
Em geral, a grande maioria dos cistos de aracnóide é apenas achados de exames de imagem do cérebro. Num primeiro momento, não recomendamos tratamento cirúrgico.
É importante que um profissional especializado oriente cada caso para decidir sobre a melhor forma de acompanhamento radiológico e clínico.

Acesse https://neurocirurgia.com/

Dr. Ricardo Santos de Oliveira – Neurocirurgião.
CRM 81.527
Professor Livre-Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Fellowship em Neurocirurgia Pediátrica no Hospital Necker-Enfants Malades, Paris, França (2001-2002). Linha de pesquisa em Hidrocefalia, Cirurgia Craniofacial, Neurooncologia e Trauma. Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica (2019-2021).

Dr. Marcelo Amato – Neurocirurgião e Cirurgião de Coluna
CRMSP 116.579 / CRMPR 46.833
Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), linha de pesquisa em cirurgia endoscópica da coluna e atuação em cirurgia minimamente invasiva da coluna e do crânio.

Estamos à disposição na Av Brasil, 2283.
Telefone (11) 5053-2222
WhatsApp (11) 97313-2613

#cistocerebral #endoscopiacerebral #neuroendoscopia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.